Diferenciais

  • Atividade prática.
  • O curso possibilita ao aluno aliar os conteúdos programáticos com a atividade prática, desenvolvendo as competências necessárias para perfil do egresso desejado, através de laboratórios completos de Áudio, TV e Fotografia.
  • Docentes com qualificação técnico-profissional, com grande experiência profissional.
  • Conteúdos atualizados, destacando os temas contemporâneos da publicidade, como Social Media, Marketing Digital e disciplinas com foco na Gestão de Negócios e Produtividade.
  • Empresa Júnior – Agência Experimental Armazém
  • Departamento de Relações Internacionais.
  • Departamento de Estágio Próprio.

PROJETO INTERDISCIPLINAR – PIC

O curso oferece um projeto interdisciplinar onde os alunos, através de grupos formados, desenvolvem estudos e apresentam campanhas para clientes, afim de aprimorar seus conhecimentos e colocá-los em prática real.

1º PERÍODO
EIXO INTEGRADOR:

A teoria da comunicação aplicada à realidade contemporânea a partir da fotografia

DESCRIÇÃO DO EIXO INTEGRADOR:

Neste período os alunos vão compreender o processo de comunicação. O objetivo é desenvolver uma abordagem crítica sobre os meios de comunicação, associadas à teoria da informação e da recepção. Assim os discentes realizarão um projeto fotográfico a partir de um tema interdisciplinar e farão uma visita técnica para alinhar os conceitos teóricos a partir da realidade política econômica social e cultural brasileira e local, materializada pela composição fotográfica.

COMPETÊNCIAS A SEREM TRABALHADAS NO PERÍODO:

  • Assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias.
  • Posicionar-se de modo ético-político.
  • Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda.
  • Identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial.
  • Ter competência no uso da língua nacional para escrita e interpretação de textos gerais e específicos da área

2º PERÍODO
EIXO INTEGRADOR:

Análise e planejamento de marketing

DESCRIÇÃO DO EIXO INTEGRADOR:

Neste período os alunos aprenderão a fazer todo um planejamento de marketing, de forma a analisar o ambiente, definir público-alvo, posicionamento, objetivos e estratégias de comunicação e não só coletar os dados, mas refletir sobre eles, propondo soluções a clientes reais. Além disso, os alunos deverão criar uma peça publicitária a partir dos conhecimentos de semiótica, comunicação visual e fotografia publicitária.

COMPETÊNCIAS A SEREM TRABALHADAS NO PERÍODO:

  • Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda.
  • Realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias.
  • Realizar pesquisas de consumo, de motivação, de concorrência, de argumentos etc.
  • Posicionar-se de modo ético-político.
  • Dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades.
  • Identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial
  • Ter competência no uso da língua nacional para escrita e interpretação de textos gerais e específicos da área
  • Aprender a Aprender – Capacidade de iniciar e prosseguir uma aprendizagem, de organizar a sua própria aprendizagem, inclusive através de uma gestão eficaz do tempo e da informação, tanto individualmente como em grupo, buscando o autodesenvolvimento e a educação continuada em sua carreira profissional.

3º PERÍODO
EIXO INTEGRADOR:

Gestão Estratégica e Criação Publicitária

DESCRIÇÃO DO EIXO INTEGRADOR:

Neste período os alunos aprenderão técnicas para o desenvolvimento das estratégias da organização, como missão, visão, posicionamento mercadológico, formularão um sentido a existência de empresas reais e criarão diretrizes estratégicas para a implementação e avaliação de resultados para integração com a criação publicitária, de forma a apresentação propostas criativas e práticas, promovendo a imagem institucional. Além disso, irão refletir sobre o papel do homem na sociedade e nas organizações, a partir de uma visão econômica, sociológica, antropológica e política

COMPETÊNCIAS A SEREM TRABALHADAS NO PERÍODO:

  • Ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes.
  • Definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes.
  • Dominar as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica e experimentar e inovar no uso destas linguagens.
  • Realizar pesquisas de consumo, de motivação, de concorrência, de argumentos etc.
  • Identificar e analisar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial
  • Liderança e Trabalho em Equipe: Capacidade de liderar pessoas, trabalhar em equipe, cooperar e mediar conflitos, buscando resultados e o bem-estar social na organização.
  • Aprender a Aprender – Capacidade de iniciar e prosseguir uma aprendizagem, de organizar a sua própria aprendizagem, inclusive através de uma gestão eficaz do tempo e da informação, tanto individualmente como em grupo, buscando o autodesenvolvimento e a educação continuada em sua carreira profissional.

4º PERÍODO
EIXO INTEGRADOR:

A comunicação e o Terceiro Setor.

DESCRIÇÃO DO EIXO INTEGRADOR:

Para uma comunicação efetiva, é fundamental a existência de interlocutores, pessoas envolvidas no processo de emissão, tradução do código da linguagem, recepção da mensagem. Desta forma procura-se neste período alinhar esta capacidade à transmissão de informações para a contribuição social, aplicada ao Terceiro Setor. Busca-se a humanização como vivência social importante para os discentes e ao mesmo tempo visa-se ajudar Ongs da cidade ou região. Conceitos como ética, responsabilidade social e cidadania em comunicação serão trabalhados neste semestre.

COMPETÊNCIAS A SEREM TRABALHADAS NO PERÍODO:

  • Identificar a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos e posicionar-se de modo ético-político.
  • Usar conceitos e teorias aprendidas em análises críticas da realidade.
  • Refletir criticamente sobre as práticas profissionais no campo da Comunicação.
  • Realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias.
  • Definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes.
  • Dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades.
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental: Capacidade de agir de acordo com os princípios éticos, promovendo valores e práticas socioambientalmente responsáveis, respeitando a diversidade profissional e cultural, os direitos humanos e a cidadania.
  • Liderança e Trabalho em Equipe: Capacidade de liderar pessoas, trabalhar em equipe, cooperar e mediar conflitos, buscando resultados e o bem-estar social na organização.

5º PERÍODO
EIXO INTEGRADOR:

Gestão empreendedora nas agências de comunicação

DESCRIÇÃO DO EIXO INTEGRADOR:

Neste período busca-se permitir que os alunos desenvolvam o espírito empreendedor e aprendam conceitos de gestão, de forma a fornecer orientação para que tenham a capacidade para lidarem com seus negócios, pois serão incentivados a formarem suas próprias agências, criar senso de organização e planejamento, incentivar a coleta de briefing, bem como à produção mais tecnológica de seus serviços a serem oferecidos, além da organização do evento de lançamento das agências.

COMPETÊNCIAS A SEREM TRABALHADAS NO PERÍODO:

  • Definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes.
  • Experimentar e inovar no uso das linguagens em comunicação.
  • Dominar as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica.
  • Executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais.
  • Realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias.
  • Conceber meios de avaliar e corrigir resultados de programas estabelecidos
  • Capacidade Empreendedora: Capacidade planejar, implementar e gerir projetos para alcançar objetivos preestabelecidos, aproveitando novas oportunidades, assumindo riscos e tomando decisões, com foco na transformação da organização e da sociedade.
  • Liderança e Trabalho em Equipe: Capacidade de liderar pessoas, trabalhar em equipe, cooperar e mediar conflitos, buscando resultados e o bem-estar social na organização.

6º PERÍODO
EIXO INTEGRADOR:

Planejamento de Campanha e Produção Digital

DESCRIÇÃO DO EIXO INTEGRADOR:

Neste período os alunos deverão utilizar seus conhecimentos para a elaboração de uma campanha de comunicação para agências experimentais lançadas no semestre anterior com planejamento completo, incluindo plano de mídia e a produção digital para internet.

COMPETÊNCIAS A SEREM TRABALHADAS NO PERÍODO:

  • Dominar as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica e experimentar e inovar no uso destas linguagens.
  • Executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais.
  • Definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes.
  • Dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades.
  • Criatividade e Inovação: Capacidade de criar soluções alternativas de forma criativa e inovadora, atuando com proatividade e aberto a mudanças para empreender e gerenciar a inovação social e tecnológica no exercício profissional.

7º PERÍODO
EIXO INTEGRADOR:

Planejamento da Comunicação Integrada

DESCRIÇÃO DO EIXO INTEGRADOR:

Neste período os alunos devem realizar o planejamento e desenvolvimento de campanha de comunicação, incluindo todos os conteúdos trabalhos durante o curso, incluindo a produção de vídeo digital e campanha na web. O foco do trabalho deve ser uma empresa/cliente das agências experimentais.

COMPETÊNCIAS A SEREM TRABALHADAS NO PERÍODO:

  • Realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias.
  • Executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais.
  • Planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto.
  • Dominar as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica.
  • Posicionar-se de modo ético-político.
  • Ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes.
  • Refletir criticamente sobre as práticas profissionais no campo da Comunicação

8º PERÍODO
EIXO INTEGRADOR:

Ciência e Comunicação

DESCRIÇÃO DO EIXO INTEGRADOR:

Neste período os alunos deverão desenvolver o trabalho de conclusão de curso.

COMPETÊNCIAS A SEREM TRABALHADAS NO PERÍODO:

  • Executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais.
  • Dominar as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica.
  • Posicionar-se de modo ético-político.
  • Assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias.
  • Refletir criticamente sobre as práticas profissionais no campo da Comunicação
  • Realizar pesquisas de consumo, de motivação, de concorrência, de argumentos etc.